domingo, 19 de julho de 2009

CORPO ENERGÉTICO


PRANA MAYA KOSHA - Prana é o alento vital, e kosha significa invólucro.
Penso, que deveríamos nos referir ao prana como "riqueza universal", fonte da vida, uma riqueza que é compartilhada de maneira igual com todos os seres.
Você já sentiu o seu estômago "dando nós" quando encara uma coisa nova na sua vida, ou, já sentiu um "aperto no peito" quando se sente oprimido e triste, ou, talvez o "nó na garganta"que dificulta qualquer palavra, ou vejamos... Já sentiu tua pele arrepiada, quando a pessoa que você ama está por perto? Os joelhos afrouxarem-se diante de um desafio novo! Ou melhor, você já esteve em um lugar em que você se refere como um lugar que tem uma "energia especial"?
Ok, parabéns, você é energia prânica pura.Pois a vida na terra existe graças a essa energia que flui através dos seres permitindo que exista essa possibilidade de troca o tempo todo.
E para que isso ocorra de forma adequada, é importante aprender á respeito da movimentação do prana através do corpo na qual chamamos de prana vayus:
Os prana vayus são cinco...
Prana: Se localiza lá no teu peito sede do elemento ar, que é o veículo desse sagrado. Lá, ele tem como objetivo absorver a energia para dentro de ti, tudo o que tu digere através da assimilação, seja ela física, ou energética, isso inclui o que você come, bebe, pensa e sente, também as percepções ambientais e mentais.

Apana: É a movimentação que purifica, sua função é "limpar"o teu corpo como um todo, por isso ele está ligado mais objetivamente as funções dos órgãos excretores, eliminação de urina, suor, lágrimas, sêmen, dióxido de carbono, menstruação, nascimento, no sistema físico cuida da tua imunidade também. Dentro do sistema energético ele se responsabiliza pela expurgação de emoções negativas que afetam o corpo e a mente. Sua localização é na área dos quadris para baixo.

Udana:Concentra-se na área da garganta, por estar relacionado ao elemento ar e espaço, promove a movimentação de energia que capacita o ser a se relacionar com o ambiente externo como um todo. A voz, a audição, visão,paladar, deglutição, energia mental, tiróide e sistema nervoso no corpo físico e mental. No corpo energético te direciona a evolução como um todo a conexão que existe entre você e o Divino através do prana.

Samana: Concentra-se na área digestiva movimentando-se helicoidalmente do centro para fora, seu objetivo é equilibrar a digestão em todos os sentidos( físicos, energéticos e mentais). Equilibra o nível metabólico de produção de energia e transformação como um todo, te ergue e te capacita aos desafios e conquistas diárias.

Vyana: Esse regula a circulação como um todo, inclusive dos outros prana vayus.
No sistema físico se relaciona com nervos, artérias, e a distribuição de calor e energia através do corpo. No sistema sutil, se relaciona com os "nadis"(canais sutis) por onde a energia prânica se movimenta. Sua função é levar calor, prana, nutrientes e oxigênio para as extremidades.
sua direção é para fora do centro do corpo para as extremidades.

Então...Acho que deu para sentirmos que há uma importância a respeito desse relacionamento com seu ambiente e todas as coisas vivas que o circundam, valorizando a energia valorizamos a nossa própria qualidade de seres evolucionais mais ligados ao Divino do que se pensa.
Abraçosôoooommmm
"namastê"

Um comentário:

  1. Querida Jane,
    Fiquei muito emocionada com as suas palavras. Você tem razão ao dizer que nenhum filho deveria partir antes dos pais. Acho que os pais deveriam fazer esta viagem antes dos filhos, para poder ajeitar tudo à espera deles. Mas tem coisas que nós não entendemos e por isso não podemos julgar se foi justo ou injusto, certo ou errado. Não sei! O que me conforta é saber que a minha Marcela vive e que um dia, estaremos novamente juntas, pois o nosso amor está acima de qualquer distância, por maior que seja. Obrigada pela postagem. Beijos.

    ResponderExcluir