quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SUKSHUMA SHARIRA- A NATUREZA DA MENTE...


Eis a mente... Fonte eterna de estudo...
Sempre lembrando que em termos espirituais sempre o que é mais sutil é também mais importante. Irei citar a você algumas das principais categorias da mente:

CITTA - Citta é a consciência pura, é a energia e a inteligência do Universo consciente em sí mesmo.

BUDDHI - É a nossa mente mais elevada de sabedoria e discriminação, aquela que, pode ver além dos padrões limitados da mente inferior que é manas.

MANAS- É a mente do dia a dia, dos nossos padrões e sentimentos a eles relacionados. Manas é o território dos kleshas( obstruções da consciência), em especial de "Raga( apego) e Dvesha( aversão).

AHAMKARA- Você o conhece pelo nome de "ego" ou seja o conceito de eu que você possui.
O desequilíbrio do ego em manas ocasionam sofrimento apartir do seu relacionamento com os kleshas.

Bem, ao falarmos de "ego", naturalmente nos vem a ideia natural de que para conseguirmos a iluminação de "Buddhi", necessitaríamos suprimir ou matar esse ego.
Será?
Frequentemente ouvimos falar de mente confusa, repetitiva, desconexa etc...
A nossa mente , refletida no nosso córtex cerebral único vem desenvolvendo-se ao longo de quatro milhões de anos. Ela possui uma incrível capacidade sem paralelo de aprendizagem e pode processar trilhões de interações, pasmem... Instantâneamente.
Nosso cérebro longe de ser um obstáculo para o crescimento espiritual nos torna cada vez mais próximo a ele.
A mente humana não é outra coisa senão uma ponte entre o físico e a consciência.
" O ensinamento dos Koshas (invólucros) , é de que, somos seres multifacetados, e cada aspecto da natureza não deverá jamais ser suprimido, e sim, encarado, conscientizado, aceito e finalmente transformado.
Nossa mente e emoções são partes vitais de nossa evolução, pois guardam o nosso histórico de vida e conhecimento através de nossa existência, explorando-a, abrimos ainda uma outra porta para a fonte que as criou.
Podemos ver o ego do seguinte ponto de vista:
Como uma criançinha que necessita de educação, e que, como criança essa educação é feita primeiro através de estímulos, depois vem o visual, o tato, as primeiras letrinhas, o be-a-ba, e assim por diante do ponto de vista físico.
No emocional dispense ao ego o amor de filho, através do seu observador tente educa-lo como tal. Em meio a tempestade conforte-o, ao erro reprenda-o, a suas vitórias festeje, participe, em meio as derrotas não o martirize mas ensine-o a seguir em frente, para que assim possa ele crescer e se transformar no Eu superior, cujo o objetivo final é a indentificaçãocom sua "Fonte"(CITTA).

5 comentários:

  1. Hello Jane

    Om Shanti to you and your family and friends,

    Amazing blog love love it! I will follow!

    ResponderExcluir
  2. I am lunawrite and the pix is of myself and my husband ... Just wanted to let you know.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Se observarmos o caso do menino lobo? Um indiano que foi criado com lobos?
    Aparentemente ele não desenvolveu traços humanos.

    O fato é que um bebê é um animal. Ele não tem mente – neste casso o que se tem, não é um EU ou EGO, mas um instinto.
    Por volta de 2 anos. A mente de uma criança vai se desenvolvendo fisiologicamente, e seus sentidos se abre não para dentro, mas para fora - o tornando um receptor – neste estagio começa o fenômeno cumulativo que eu chamo EGO.

    O EGO, eu entendo que é um subproduto do viver com os outros. Se uma criança vive totalmente sozinha, ela nunca chegará a desenvolver um EGO. Mas isso não vai ajudar. Ela permanecerá como um animal. Isso não significa que ela virá a conhecer o seu verdadeiro EU, não. O verdadeiro EU só somente pode ser conhecido através da que tudo criou O criador. Portanto, eu compreendo que o EU neste processo nada, mas é, do que uma esquizofrenia do próprio EGO.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o titulo na minha visão...
    A natureza da mente provem de um estado de coma humano...
    Estamos em coma desde que nascemos...
    Tentamos desesperadamente nos libertar e não conseguimos...
    o homem em seu estado natural usa 100% da inteligência original, mas hoje depois de um grande metamorfose retardatária, usamos apenas 5% de nossa real inteligência, sendo que foi apenas existiu um homem capaz de usar 15% de nossa inteligência original, e este homem foi Albert Aistein.

    A luta desesperada pela nossa real sanidade mental vai acabar quando chegar o dia em que poderemos nos enxergar originalmente, com nossos verdadeiro nossos e faces.

    Muito bom sua postagem, muito bom!

    ResponderExcluir